(Foto: Carlos Santos – Reprodução Google)

Canaã dos Carajás completa 29 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 5 de outubro. Um dos municípios mais importantes e estratégicos do estado do Pará, Canaã se tornou uma potência econômica e atrai olhares de todo o planeta. Hoje com 77 mil habitantes, segundo o Censo 2022, a Terra Prometida deixa de ser coadjuvante no estado e ganha protagonismo econômico, político e social.

Mas essa história nem sempre foi assim. Há 29 anos, Canaã ainda era distrito de Parauapebas. À época, o distrito tinha cerca de 10 mil habitantes e a economia era baseada na produção rural – muito pouco se falava em mineração. Não havia estradas asfaltadas na região e os primeiros anos foram de muita dificuldade. No entanto, um grupo de pioneiros, que enxergava no local a promessa de leite e mel, realizou inúmeras viagens a Belém na luta política pela emancipação da cidade. Entre eles, os saudosos James Dean, Carmelo Mendes, Bento, Satu, João Barriga e José Major, além do ex-prefeito Jeová Andrade.

Clima no Brasil 

Em 1994, o Brasil estava em efervescência. Fernando Henrique Cardoso havia sido eleito presidente da República, o segundo em eleições diretas desde a redemocratização. O país ainda vivia o caos da superinflação e a população ainda estava tentado entender o novo momento.

No mesmo, a Seleção Brasileira havia conquistado o tetracampeonato de futebol e o piloto Ayrton Senna havia falecido durante uma prova de automobilismo. Na economia, o Plano Real começava a ser implantado. Nas artes, o Brasil perdeu o comediante Mussum.

Um país que passava por mudanças sentidas até hoje.

No Pará

No Pará, o governador do estado era nada menos que Carlos José Oliveira Santos, o Carlos Santos, astro do brega paraense e estrela de TV no Brasil. Entre os seus grandes sucessos, a canção “Quero você”, que toca nos rádios do Pará até hoje.

Carlos entrou na política após aparecer bem nas pesquisas para governador em 1990. Jader Barbalho convidou o artista para compor a sua chapa.

O convite foi aceito e a dupla foi eleita para governar o estado entre os anos de 1991 e 1994. Faltando sete meses para o fim do mandato de governador, Jader renunciou para concorrer ao Senado e Carlos Santos cumpriu a missão de gerir o Pará até o final do ano.

Dia histórico para Canaã

No dia 5 de outubro, no palácio do governo em Belém, coube a Carlos Santos assinar e sancionar a Lei 5.860/94, que criava Canaã dos Carajás. O documento datilografado determinava fronteiras do município, falava sobre administração pública, sobre comarca judiciária e recursos necessários para que Canaã se sustentasse nos primeiros anos.

A inesquecível data é celebrada com orgulho por todos os canaenses, mas nem todos sabem quem estava por trás da assinatura que tornou todos estes sonhos possíveis. Abaixo, o documento que emancipou Canaã e uma playlist de canções do bom e sempre jovem Carlos Santos.

Gazeta Carajás