Brasília (DF) 16/08/2023 – Mulheres agricultoras realizam a 7ª Marcha das Margaridas.
O evento, que é feito de quatro em quatro anos, traz para a capital federal as pautas políticas das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. A última edição foi em 2019. Desta vez, o lema é “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil(Fotos: Joédson Alves/Agencia Brasil)
A semana entre 15 e 21 de outubro chama atenção para o descumprimento de uma série de direitos universais. Entre eles, está o direito à alimentação, a igualdade de gênero no campo e a valorização dos educadores.
Em ocasião ao Dia do Professor (15), o programa Caminhos da Reportagem (TV Brasil) leva ao ar o episódio Vida em sala de aula, que conta um pouco da rotina complexa e exaustiva de mulheres e homens que realmente constroem a educação no país. Acompanhe no player abaixo:
Neste domingo, também se celebra os 45 anos da Assinatura da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Ativistas e pesquisadores apontam que uma forma de garantir o direito desses seres é mudando os hábitos alimentares e de consumo. Em 2017, o jornalismo web da EBC produziu o especial Vegetarianismo: entenda esse estilo de vida. O material explica, por exemplo, como a ciência evoluiu para um conceito de que os animais são seres sencientes
Luta das mulheres do campo
Um dos destaques mais importantes da semana é o Dia Internacional das Mulheres Rurais (15). O o relatório “The status of women in agrifood”, feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), destaca as desigualdades de gênero no campo.
Entre os problemas que as mulheres encontram, estão as piores condições de trabalho, menos acesso à posse da terra, ao crédito e à formação e também o fato de elas ganharem 18% menos que os trabalhadores homens em mesma situação.
A pesquisa revela que o combate às desigualdades de gênero no campo e empoderamento de mulheres nos sistemas agroalimentares poderiam aumentar o PIB mundial em US$ 1 bilhão e acabar com a insegurança alimentar de 45 milhões de pessoas.
No Brasil, a 7ª edição da Marcha das Margaridas, reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília, reforça a luta por direitos das mulheres rurais. Sobre o evento, vale a pena conferir o especial da Agência Brasil Por que marcham as Margaridas?, que traz um compilado de pautas das mulheres do campo, da cidade e da floresta hoje no Brasil.
Agencia Brasil/Berokanfm