(Foto: Reprodução)
Acontece nesta quinta-feira (19) uma Audiência Pública sobre a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste Paraense – Uesspa. O projeto da criação da nova universidade, que vai ser um desmembramento da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi aprovado em setembro deste ano na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.
A nova unidade teria sede no município de Marabá, no sudeste paraense, e a mesma área de abrangência nos mesmos municípios da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O projeto de indicação é uma proposição para sugerir à autoridade competente a adoção de medida de interesse público – neste caso, ao governo estadual que crie a universidade. A proposta é a criação de uma nova universidade estadual na região sudeste do Pará e outra na região oeste.
De acordo com Danielle Monteiro, coordenadora da Uepa em Marabá, a universidade segue o planejamento para a criação da nova instituição de ensino superior do estado. “Hoje a Uepa atende a todo o estado do Pará, com 23 campos e por conta das nossas dimensões territoriais, isso dificulta muito a gestão e a atuação dessa universidade de forma efetiva em cada região”, declarou ela.
Danielle explica ainda que todo o processo já iniciou com o desmembramento da Uepa para a criação de duas novas universidades, uma na região de Carajás e outra na região de Tapajós (oeste do Pará). Ainda de acordo com a coordenadora, a criação das novas universidades conta com o apoio do governo do Estado. “Já temos a sinalização positiva, tanto do poder legislativo, quanto do poder executivo, o governador Helder Barbalho já sinalizou duas vezes que vai criar a nova universidade e no momento estamos na etapa de construção do projeto, e os diálogos já começaram há bastante tempo”, disse.
Para debater o assunto a audiência pública na Câmara Municipal de Marabá vai acontecer no plenário nesta quinta-feira (19) a partir das 9h. O evento será aberto aos estudantes e toda comunidade local que quiser participar.
“Temos várias representações de várias entidades, seja de movimentos sociais, instituições de ensino, tanto da educação básica, quanto do nível superior, já temos 45 entidades que apoiam e estão dialogando conosco a respeito da criação dessa nova universidade e nesta quinta todos terão a oportunidade de conhecer o que já vem sendo discutido e propor ações para que possamos consolidar esse novo projeto”, enfatizou professora Danielle.
(DOL Carajás/Berokanfm) Apoio: Elioenay Brasil, da RBATV).