(Foto: Divulgação)

A “Missão Gota”, que visa resgatar a cobertura vacinal de localidades de difícil acesso, está em Altamira, no sudeste do Pará. A ação ocorre até dia 23 de outubro no município e pretende alcançar 14 comunidades.

Estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário oficial de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Sespa). A aplicação contempla pessoas de todas as faixas etárias.

As localidades foram escolhidas considerando os seguintes critérios: a aceitação do município; a situação epidemiológica; ter áreas de difícil acesso com pouca oferta de vacina e ter local para pouso de helicóptero.

A estratégia é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 10º Centro Regional de Saúde (10º CRS), em parceria com o Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira (FAB), possibilitando a vacinação da população residente em áreas de difícil acesso.

Ao todo, 12 profissionais de saúde, entre técnicos de Enfermagem e enfermeiros, estão atuando na operação.

G1: PA/Berokanfm