(Foto: Divulgação/IBAMA)
A Operação Custódia, conduzida pelo Ibama, apreendeu mais de 1.100 m³ de madeira ilegal e dois tratores, além de embargar e multar em R$ 12 milhões duas madeireiras localizadas no município de Rurópolis, oeste do Pará. A ação se concentrou nas Terras Indígenas (TI) Cachoeira Seca e Arara e foi realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), entre os dias 10 e 19 de outubro.
As empresas foram autuadas por apresentarem informações falsas no Sistema de Controle de Matéria Prima Florestal (Sisflora), por causarem poluição ao depositar resíduos de serraria a céu aberto e por terem em depósito madeira sem comprovação de origem.
Há indícios de que a madeira tenha sido extraída ilegalmente. A PF irá avaliar a possível ocorrência de outros crimes. Mais de 100 m³ de madeira apreendida serrada foram doados à Secretaria Municipal de Educação de Altamira (PA) e à Associação de Moradores da Reserva Extrativista do Iriri e será destinada à construção de escolas nas Unidades de Conservação da Terra do Meio e escolas rurais.
A ação também combateu a pesca proibida, a poluição e a fraudes no sistema de controle da matéria-prima florestal. A Operação Custódia contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
(Ascom/Ibama Portal Debate/Berokanfm)