(Foto: Matheus Soares)
Com a chegada das festas de fim de ano, o comércio no Maranhão se prepara para oferecer novas vagas de emprego. A expectativa é de que sejam abertas quase 3 mil vagas temporárias, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA).
As contratações já estão em andamento, proporcionando oportunidades para quem está à procura de uma vaga no mercado de trabalho. “Estou gostando muito da experiência, espero que dê tudo certo. Estava há 7 meses desempregada, e apareceu no momento certo”, disse a vendedora Jéssica Gomes, de volta ao mercado após sete meses desempregada.
O final do ano é tradicionalmente o melhor período de vendas para o comércio varejista no Maranhão, especialmente no setor de confecção. “Nesse período do Natal, a gente contrata mais de 150% do quadro atual”, explicou o comerciante Flávio Nascimento, ao analisar o período, qualificado por ele como positivo para o setor.
O empresário destacou ainda que, devido ao aumento nas vendas, novas contratações são feitas conforme o movimento da loja, permitindo que os melhores vendedores permaneçam para a temporada de Carnaval, quando o comércio é reaquecido.
Segundo a Fecomércio, a previsão para os últimos meses de 2023 é a abertura de mais de 2.900 vagas temporárias, representando um aumento de 8% em relação ao ano anterior. O comércio lidera as contratações, com mais de 66% das vagas, seguido pelos setores de serviço e restaurante, totalizando 24% das oportunidades de emprego temporário.
G1:MA/Berokanfm