(Foto: Divulgação)

O debate a respeito da segurança alimentar na Amazônia é tema da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Pará, o evento que tem como tema: “combate à fome, com comida de verdade, no campo e na cidade”, aconteceu nesta sexta-feira (27), no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves, em Belém.

A conferência tem como objetivo fortalecer o compromisso das gestões estaduais, municipais e da sociedade civil com a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação e nutrição adequada.

Entre os eixos norteadores dos debates durante o evento, destacam-se: os avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada; o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e os desafios de alcance dessa política pública.

“Nosso maior desafio é tirar o Brasil do mapa da fome. É preciso falar que existe um grande número de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e por isso é preciso falar do nosso território, do nosso Estado. Esperamos que a partir das nossas discussões, das nossas proposições, o Pará ocupe um lugar de destaque nas questões de segurança alimentar”, ressaltou a presidente do CONSEANS, Amujaci Brilhante, que compôs a mesa de abertura junto a outras autoridades.

G1: PA/Berokanfm