(Foto: Ítalo Carvalho / Especial para o Fato Regional)
Ourilândia do Norte e Tucumã, no sul do Pará, amanheceram com uma fumaça nos céus nesta sexta-feira (27). O fato chamou a atenção de cidadãos ourilandenses e tucumaenses, já que é possível visualizar o céu nublado em várias partes das cidades. No entanto, não há indicativo de chuvas ou nevoeiro. As causas estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ourilândia (Semma) para determinar a origem.
Nos serviços de previsão do tempo, a umidade de Ourilândia do Norte e de Tucumã está baixa, ainda que haja uma probabilidade de chuvas neste final de semana. Há ainda alertas de chuvas intensas na área mais ao extremo sul do Pará, próximo à divisa com o Mato Grosso, como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, não condições suficientes para a formação de nevoeiros ou neblinas, tampouco previsão
.
Havia uma suspeita de que se tratasse de fumaça, possivelmente advinda de um suposto incêndio que estaria ocorrendo em uma serra que fica perto do aeroporto, entre Ourilândia e Água Azul do Norte. A Semma de Ourilândia, no entanto, não confirma essa possibilidade, já que não foram detectados focos de incêndio próximos. Na investigação preliminar do órgão, não foi detectada presença de fuligem, o que faz com que a tese de fumaça perca parte da sustentação. Também não há cheiro.
Um fenômeno semelhante tem ocorrido no Amazonas. Nesta sexta-feira, Manaus acordou com o céu repleto de fumaça, algo que vem ocorrendo desde setembro. A Prefeitura da capital amazonense avalia que sejam focos de incêndios florestais — naturais ou provocados — em outros estados devido à estiagem na região amazônica.
O Fato Regional entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) em busca de explicações e aguarda retorno.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional/Berokanfm)