(Fotos: Evangelista Rocha)
A celebração de 28 de outubro como Dia do Servidor Público, foi instituída em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Em dezembro de 1990 o artigo 236 da Lei nº 8.112, oficializou a data no Brasil. Este profissional é quem garante o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços de qualidade.
Esse caminho é longo e ao final dele, está aquilo que é almejado por muitos: a aposentadoria. Nesse sentido e em alusão a data, o Correio de Carajás esmiuçou o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos no Município de Marabá (Ipasemar), responsável por cuidar deste outro lado da vida do servidor.
“O instituto é uma autarquia previdenciária, como se fosse o INSS, mas voltado para os servidores públicos concursados no município”, resume Nilvana Monteiro Sampaio Ximenes, presidente do Ipasemar desde 2021.
Localizado no interior da Folha 32, na Quadra 14 Lote 01, Núcleo Nova Marabá, a instituição cuida da vida do servidor de um ângulo de 360 graus, atuando no pré e pós aposentadoria.
Atualmente, 8.774 servidores concursados estão ativos na folha de pagamento do município. Pessoas que, no futuro, serão beneficiadas pelo regime de previdência social do Ipasemar.
Somente este ano, o instituto já concedeu 79 benefícios, sendo 64 aposentadorias e 15 pensões.
APOSENTADOS
Em números atuais, 995 aposentados e 323 pensionistas ocupam a folha de pagamento do Ipasemar. Traduzindo para valores, especificamente sobre a folha do mês de setembro, a soma das duas categorias chega a R$ 5.508.711,10.
Desse total, o maior montante é destinado aos servidores aposentados, sendo R$ 4.924.906,45.
Correio de Carajás/Berokanfm