Nessa quarta-feira (01/11), a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) deu início à campanha Novembro Azul, que é o mês de combate ao câncer de próstata. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, palestra sobre o tema e atendimentos de saúde.

A titular da SMS, Mônica Borchart, ressalta que a atenção à saúde do homem ocorre durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, mas que a campanha Novembro Azul é necessária para discutir de maneira mais aberta o câncer de próstata.

“Hoje a gente faz só a abertura do Novembro Azul para chamar um pouco a atenção sobre os cuidados, que o homem precisa se cuidar. Eu sempre falo que hoje o homem, dentro do processo familiar, é o que menos se cuida. Então, o objetivo é dizer para todos os homens no Novembro Azul “vocês precisam se prevenir”. Aí as unidades básicas, o sistema de saúde, é aberto o ano inteiro, mas o Novembro Azul vem com essa representação, de prevenção, de cuidado, de tratamento, de chamar a atenção da importância do cuidado do homem no âmbito familiar, da sociedade”, pontua a secretária.

De acordo com a SMS, foram 1470 atendimentos específicos, na Atenção Básica, voltados para a saúde do homem. A Coordenadora de Saúde do Homem da SMS, Helane Moreira, relembra que Marabá possui uma Política Municipal de Saúde do Homem lançada no dia 27 de setembro de 2023.

“A gente trabalha o Novembro Azul não só voltado para a prevenção do câncer de próstata, mas também vendo o homem no sentido de um todo, uma forma mais holística desse acompanhamento. É muito importante a gente frisar que hoje o município, além de ter uma legislação vigente em relação ao cuidado do homem, nós também temos essa parceria tanto na saúde, quanto em outras áreas como Assistência social, para que o homem possa ser atendido em sua totalidade”, destaca a coordenadora.

O momento contou com palestra abordando o assunto, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), medição de pressão e glicemia, coleta de PSA, e consulta com endocrinologista e urologista.

Esses atendimentos acontecem também no âmbito da campanha Novembro Diabetes Azul, que conscientiza a respeito dessa doença crônica. A ideia é aliar as duas campanhas a fim de promover maior discussão a respeito dos cuidados com a saúde e captar mais o público masculino para os cuidados com o diabetes.

O aposentado Carlos Alberto Neves, 76 anos, aproveitou para fazer a coleta do PSA. Para ele, é importante sempre deixar a saúde em dia.

“Eu sempre faço os exames e peço para que as pessoas também façam. É melhor prevenir do que remediar porque se a gente fica sem fazer o tratamento e a coisa complica. Eu falo para que o povo venha se prevenir para depois não ter consequências”, diz.

O presidente da Câmara Municipal, Alécio Stringari, avalia que a parceria da Casa Legislativa com a SMS ajuda a promover e levar adiante campanhas tão importantes como a Novembro Azul.

“A parceria tem uma importância fundamental para que a gente possa alcançar aquelas pessoas que, às vezes, não dão a importância devida que tem que dar para cuidar da sua saúde”, observa.

Ao longo do mês, a SMS realiza Dias D nas Unidades Básicas de Saúde de Marabá com palestras, coletas de PSA e consultas.

(Secom PMM/Berokan)