Canaã dos Carajás se prepara para a 4ª edição do Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (Flacc). O evento, que já se consolidou como uma importante celebração da cultura e da educação no município, tem como tema deste ano “Da Amazônia aos quatro cantos do Brasil: Viva nossa identidade cultural!” e acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, ao lado do Bosque Gonzaguinha.
O festival é uma realização A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e se expande para movimentar diferentes setores da cultura, da arte, do turismo e da economia local, contribuindo na formação de leitores e na valorização de artistas, escritores, educadores locais. O Flacc vai muito além do âmbito escolar, envolvendo toda a comunidade canaense, desde o ensino infantil até as instituições de ensino superior, nas esferas municipal, estadual e privada.
Para o Secretário de Educação, Leonardo Cruz, o Flacc concebe a leitura literária e a arte como aspectos fundamentais na formação integral do indivíduo. “A literatura e a arte nos conectam a outras linguagens e contribuem imensamente para a formação dos cidadãos a partir de uma abordagem mais subjetiva, reflexiva e crítica sobre ser da Amazônia e estar na Amazônia.O festival inclui o encontro de autores com o público para falar sobre suas experiências e trajetórias pela arte de escrever, compra de livros, divulgação e valorização das produções artístico-literárias da nossa rede de ensino.”, afirmou.
Neste ano, o Flacc diversifica sua programação com o Cine Amazônia, apresentando filmes, curtas e documentários direcionados ao público estudantil de diversas faixas etárias. Com o tema “Imaginário Amazônico: Entre o Real e o Fantástico”, a jornada cinematográfica mergulhará nas histórias, lendas, mitos e narrativas que representam a cultura amazônica.
O Flacc também vai promover o 3º Concurso de Desenho e Redação com o tema “Amazônia Multicultural: raízes, linguagens e imaginários”, direcionado aos estudantes da rede municipal de ensino. Além de estender um edital à comunidade canaense para premiar a obra literária original de 2023 com o Troféu Arara Azul, incentivando os escritores locais e a produção literária regional. Reconhecendo a importância das práticas de leitura e escrita, o festival também premiará pessoas e instituições com a medalha Grazianne Medina e o Troféu Incentivador de Leitura.
O Flacc promoverá também a comercialização de livros, demonstrando o compromisso com a democratização do acesso à leitura. O evento oferecerá espaço para aquisição de livros dos mais diversos gêneros e temáticas, contribuindo para a formação de leitores. O Card livro será um incentivo, direcionado aos estudantes e aos profissionais da área da educação, ampliando e garantindo o direito ao livro.
- Nayane Pacheco: Gazeta Carajás/Berokanfm