(Fotografo: Luciana Pires/Secom Palmas)
A abertura da 4ª Conferência Municipal da Juventude de Palmas aconteceu neste sábado, 18, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo de Morais, localizada na ACSU-NO 40 (Quadra 301 Norte), a partir das 8 horas, e contou com a participação de diversas lideranças sociais da Capital, gestores municipais, lideranças e representantes comunitários e movimentos ligados à juventude.
A conferência, que é uma ação integrada entre a Fundação da Juventude de Palmas (FJP), Conselho Municipal de Juventude de Palmas (Comjuv) e lideranças sociais da Capital, foi aberta pelo Presidente da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), Raimundo Cavalcante Júnior, que destacou a necessidade do diálogo para discutir as necessidades da juventude na Capital. “Através de diversos eixos temáticos vamos construir um diálogo para discutir e ampliar a participação da juventude nas ações de políticas públicas”.
Em seguida, o Secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, proferiu uma palestra sobre ‘As Conquistas e Desafios da Juventude Brasileira’, em que fez uma análise sobre a realidade atual.
Para o líder dos movimentos sociais e um dos coordenadores da conferência, Diego Panhussatti, a conferência é um espaço para que as jovens lideranças possam reverberar suas necessidades para que possam levar suas demandas aos gestores municipal, estadual e federal. “A partir disso a gente consegue levar de forma contundente para a gestão municipal, estadual e para o governo federal o que a gente quer de concreto na vida da juventude”, disse.
Durante a etapa municipal da conferência, que acontece o dia todo, serão eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá no dia 24 de novembro, e também para a etapa nacional que será realizada em Brasília.
De acordo com o presidente da Associação aos Filhos e Amigos da África, Donat Christian Mbimbi Mzuzi, o jovem não é assistido pelos gestores em sua plenitude e a conferência é o espaço para que o jovem possa expressar a sua vontade. “Nós podemos ver muitas ações desenvolvidas pelas autoridades sem a participação da juventude, pois a partir da manifestação da juventude serão criadas ações para várias políticas públicas”, disse.
No evento diversos eixos temáticos são discutidos como direito à cidadania, participação social e política, representação juvenil, educação, diversidade, igualdade, saúde, cultura, comunicação e à liberdade de expressão, desporto, lazer, sustentabilidade e meio ambiente, território e mobilidade, segurança pública e acesso à justiça.
Durante a etapa municipal da conferência, foram eleitos os delegados que irão representar a cidade na Conferência Estadual, que acontecerá no dia 24 de novembro, e também para a etapa nacional que será realizada em Brasília.
Agencia Tocantins/Berokanfm