O Itamaraty trabalha com 86 nomes de brasileiros e palestinos (com algum vínculo com o Brasil) que podem ser resgatados da Faixa de Gaza nos próximos dias. Como adiantou o blog da Camila Bomfim, o Ministério das Relações Exteriores havia fechado a primeira versão de uma segunda lista de repatriados com 55 pessoas, mas posteriormente outros 30 nomes foram incluídos na relação de repatriados.

A nova lista já foi enviada para diplomatas no Cairo (Egito), em Tel Aviv (Israel) e em Ramala (Cisjordânia, território palestino), mas fontes ouvidas pela GloboNews preferem não dar uma previsão de saída do grupo.

São os diplomatas no Egito, Israel e Ramala que negociam em nome do Brasil, por meio das embaixadas, para conseguir a liberação pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Há um mês e meio a Faixa de Gaza é o centro do conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas.

Negociações

A segunda lista não foi divulgada e o documento não é definitivo: o número de pessoas a serem resgatadas ainda pode aumentar nos próximos dias. Além da definição de quantos e quais brasileiros e palestinos seriam resgatados para o Brasil, a operação depende da negociação com as autoridades locais e com os países envolvidos no confronto. Os critérios para a saída da Faixa de Gaza vêm sendo conversados com Israel e Egito, entre outros governos.

G1:Mundo/Berokanfm