Guaraí comemora oficialmente nesta segunda-feira, 27 de novembro, 55 anos de existência (desde 1968). A data, apesar de constar no brasão e na bandeira do município, não costuma ser tão lembrada quanto a celebrada no dia 11 de abril (desde 1970). Por 52 anos, inclusive, nem mesmo o dia correto era apresentado nos símbolos oficiais, um erro que só foi corrigido no ano de 2020.

O debate sobre o erro histórico sempre existiu em Guaraí, mas o fato ganhou grande repercussão a partir de 2019, quando primeiro vice-prefeito eleito do município, o Contador aposentado Lourenço Ferreira Lima, de 87 anos, apresentou cópias da Lei 7.177, aprovada pela então Assembleia Legislativa de Goiás (AL/GO), comprovando assim a verdadeira data de fundação do território.

Diante dos fatos e da repercussão do conteúdo, na época publicado pelo Guaraí Notícias, o ex-vereador Walter Medeiros apresentou um projeto de lei para que a data fosse reconhecida. O texto foi aprovado por unanimidade de votos na Câmara Municipal e sancionado pela então prefeita Lires Ferneda no dia 23 de dezembro de 2020, colocando fim há mais de cinco décadas de esquecimento.

E por que o dia 11 de abril?

É importante destacar que o dia 11 de abril de 1970 possui também um grande valor histórico e simbólico para Guaraí, pois foi justamente nesta data que o território conquistou sua independência administrativa e política. Justamente por este motivo, a data é mais lembrada do que o dia da criação do município, já que antes disso, o território existia apenas no papel, sendo controlado por Tupirama.

Guaraí Notícias/Berokanfm