O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Pará (MPPA) realizou operação na manhã desta terça-feira (28/11) na Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Parauapebas, no sudeste do Pará. Ainda não há detalhes sobre os alvos da operação.

Desde as primeiras horas do dia, equipes do GAECO chegaram ao prédio da secretaria para cumprir mandados de busca e apreensão, com o objetivo de recolher provas e documentos que possam ajudar nas investigações em andamento.

A operação chamou a atenção de funcionários e moradores da região, que acompanharam de perto as ações dos agentes do GAECO. A segurança no local foi reforçada, a fim de garantir a integridade das pessoas envolvidas e evitar possíveis tumultos.

De acordo com as primeiras informações, o Ministério Público do Estado do Pará instaurou uma investigação para apurar denúncias de irregularidades na Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas. As suspeitas envolvem possíveis desvios de verbas, fraudes em licitações e malversação de recursos destinados à educação no município.

Autoridades do GAECO mantiveram sigilo sobre detalhes da operação, mas destacaram a importância de se combater o crime organizado em todas as esferas do poder público. Segundo eles, o objetivo é garantir que os recursos destinados à educação sejam utilizados de forma correta, visando ao pleno desenvolvimento das crianças e jovens de Parauapebas.

Ao término da operação, o GAECO realizará uma coletiva de imprensa para fornecer mais informações sobre as investigações em curso. A expectativa é de que as ações realizadas hoje tragam à tona detalhes sobre as irregularidades na Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas.

Procurada pelo Portal Debate, a Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas não se pronunciou sobre o assunto. A reportagem não conseguiu falar com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas.

(Portal Debate/Berokanfm)