(Foto: Ascom/PC)

Uma quadrilha foi presa nesta quarta-feira (29), na cidade de Acará, nordeste do Pará, em operação da Polícia Civil que investiga um esquema de fraude no programa “Cheque Moradia”, atualmente denominado “Sua Casa”, da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).

Entre os detidos, há servidores e parentes de secretários municipais. O g1 solicitou posicionamento da Prefeitura e aguarda retorno.

Segundo a polícia, os envolvidos preenchiam com informações falsas os pedidos de acesso ao benefício, destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de habitações de famílias de baixa renda no estado. Os dados falsos eram obtidos pelos funcionários do órgão municipal.

Dos cinco presos pela Divisão de Repressão à Corrupção e Desvio de Recursos Públicos (Decord), dois estão lotados na Prefeitura de Acará e outros dois possuem parentescos com secretários municipais.

Durante a operação, foram apreendidas uma maleta com dinheiro em espécie, celulares e documentos.

Em nota, a Polícia Civil informou que um homem foi preso por fraude em benefícios de moradia e vai responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica majorada e associação criminosa.

Já sobre o dinheiro apreendido, a quantidade não foi informada, mas a quantia foi apresentada pela Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), responsável pela operação.

G1:PA/Berokanfm