(Foto: Prefeitura de Cumaru do Norte / Imagem Ilustrativa)

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou um estudo sobre a violência na Amazônia nesta quinta-feira (30), com base em dados colhidos de diversas fontes oficiais consolidadas em 2022. Pelo levantamento, Cumaru do Norte e Floresta do Araguaia, no sul do Pará, são os municípios mais violentos — devido às taxas de crimes letais violentos intencionais para cada 100 mil habitantes — entre os 9 estados que compõem a região amazônica.

Cumaru do Norte, considerada a cidade mais violenta da Amazônia, tem uma taxa de mortes violentas — que incluem homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção policial — de 128,5 óbitos para cada 100 mil habitantes. Floresta do Araguaia tem um índice de 126,8. Num recorte focado apenas no sul do Pará, Ourilândia do Norte ocupa o terceiro lugar, com 89,4, mas há outras cidades com taxas maiores no Pará.

O Amapá é o estado mais violento da Amazônia, com 50,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Em seguida vêm o Amazonas, com 38,8 e em terceiro lugar o Pará, com taxa de 36,9. O Maranhão foi o menos violento da Amazônia, com 28,5 mortes violentas para cada 100 mil pessoas, mas ainda assim acima da média nacional do Brasil, que é de 23,3.

Dos 772 municípios que compõem os 9 estados da Amazônia brasileira, há presença de facções em 178. Em alguns locais, há domínio de uma única organização criminosa.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do G1/Berokanfm)