O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, uma série de palestras sobre educação no trânsito para pacientes, familiares e colaboradores. A iniciativa buscou conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito.

As palestras realizadas na unidade hospitalar, do governo do Pará, contaram com a parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), e abordaram temas como tráfego seguro, respeito às leis de trânsito. Também foram discutidos o uso correto de equipamentos de segurança, a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e direção. Houve inclusive a distribuição de materiais informativos de conscientização.

Renato Silva, morador de Marabá, referenciado para realizar exame de ressonância magnética, gostou da ação. “É incrível ver o hospital se preocupar não só com o tratamento, mas também com a prevenção. Essas palestras são essenciais, muitos não têm ideia do impacto que um acidente de trânsito pode causar. A educação no trânsito salva vidas”, destacou.

Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, enfatizou a importância da ação. “A Educação no Trânsito é uma peça fundamental na redução de acidentes. Como centro especializado em trauma ortopedia, enfrentamos diariamente as consequências desses eventos. Nosso foco não se limita apenas ao tratamento, mas também à prevenção. Acreditamos que a educação desempenha um papel crucial nesse processo”, explicou.

Em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, lembrado este mês, as ações educativas foram realizadas no Regional de Marabá pelas suas comissões hospitalares de Revisão de Óbitos, Humanização e de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes, em parceria com o setor Psicossocial da unidade e Dnit.

Alan Ferreira diretor assistencial da unidade, destaca que a data visa estimular reflexões sobre as repercussões devastadoras dos acidentes automobilísticos. “Essas ações visam não apenas homenagear aqueles que perderam suas vidas, mas também conscientizar a comunidade sobre a importância da segurança viária, e a necessidade de medidas preventivas para evitar tragédias no trânsito”, enfatizou.

O diretor também enfatizou que, sendo um hospital de referência em trauma ortopédico, a instituição atende uma quantidade significativa de casos relacionados a acidentes de trânsito, proporcionando uma visão clara e próximas das consequências desses eventos.

“A prevenção é uma chave para preservar vidas e evitar o sofrimento gerado pelos acidentes. Juntos, podemos fazer a diferença, educando, conscientizando e estimulando para um trânsito mais seguro e humano”, afirmou.

Perfil

O Hospital Regional do Sudeste que pertence ao Governo do Pará, e gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade na região de integração Carajás para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios.

(Ascom HRSP/Portal Debate/Berokanfm)