(Fotos: Ag. Pará)

O Pará será representado por 40 delegadas e delegados, de todas as Regiões de Integração do Estado, na 4ª Convenção Nacional de Cultura, prevista para acontecer de 4 a 8 de março de 2024. A eleição dos representantes paraenses que participarão do encontro nacional aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), em Belém, no último dia de atividades da Conferência Estadual de Cultura, no auditório da Fundação Cultural do Pará (FCP).

O evento, promovido pela Secretaria de Cultura do Pará (Secult) junto com Conselho Estadual de Cultura (CECPA), contou com a participação de representantes da sociedade civil de diversos municípios paraenses, eleitos pelos Conselhos Municipais de Cultura, além de representantes institucionais de órgãos ligados à política de Cultura. Durante três dias, sociedade civil e poder público definiram juntos propostas para o Plano Estadual de Cultura.

As propostas contemplam seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional e Estadual de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Quanto aos delegados e delegadas eleitos, a votação aconteceu após aprovação do regimento em plenária, que estabeleceu três vagas diretas para as 12 Regiões de Integração (2 sociedade civil e 1 poder público). O restante foi distribuído entre as regiões, conforme proporcionalidade de participação, priorizando a sociedade civil. A quantidade de vagas obedeceu ao regramento do Ministério de Cultura (MINC).

(Amanda Engelke / Ascom Secult/Berokanfm)