(Foto: Gleilson Nascimento/g1)
As duas parcelas restantes do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que contemplam os profissionais que atuaram entre 1999 e 2006, programadas para 2024 e 2025, serão antecipadas e quitadas no início do ano que vem. O recurso estará disponível para as prefeituras até o último dia de dezembro, e a expectativa é que os pagamentos se iniciem já nos primeiros dias de janeiro de 2024.
Segundo a presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sinprosan), Clarice Rabello, o Governo Federal reconheceu a inconstitucionalidade do parcelamento das prestações do Fundef e concordou que o valor deve ser pago integralmente.
“As duas parcelas que ficaram para 2024 e 2025, elas serão pagas só de uma vez agora, em 2024. Esse dinheiro vai estar chegando nos cofres das prefeituras até 31 de dezembro”, disse a presidente do Sinoprosan.
Clarice Rabello esclareceu também sobre a urgência para que os governos municipais se organizem para evitarem complicações e transtornos no repasse desses recursos.
G1: Santarém/Berokanfm