Durante dez dias, a Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova, será o centro das atenções dos marabaenses, com a realização de uma das mais tradicionais festas natalinas da cidade. Promovida pela paróquia São Francisco de Assis, entre os dias 10 e 17 de dezembro, a 14ª edição do Natal Encantado oferece lazer, entretenimento e cultura à população.

“É uma festa maravilhosa, já faz parte do calendário cultural de Marabá. É uma tradição na cidade e também é tradição a prefeitura apoiar o evento com algumas coisas que temos no contrato, estrutura, sonorização, palco, iluminação, telão de led,” enfatiza o publicitário Carlos Eduardo Costa, que todos os anos leva os filhos para acompanhar a festa. “Isso movimenta muitas pessoas; elas vêm, olham a ornamentação, tudo que está sendo feito aqui”.

Vale ressaltar que a festa tem cunho cristão, pois remete ao nascimento de Jesus, e é dividida em duas partes. A religiosa – com a realização da novena, tendo missas todas as noites dentro da igreja –, e a cultural, que acontece na praça onde a estrutura é montada e aberta à comunidade em geral, sem distinção.

Padre Jorge, líder espiritual da Paróquia São Francisco, falou sobre o evento deste ano e refletiu sobre o verdadeiro significado do Natal. “Espero o melhor possível. Até começar, ficamos um pouco tensos, mas à medida que as coisas se desenrolam, ficamos mais tranquilos. A expectativa é que tenhamos inúmeras pessoas,” disse. “Cada vez o evento cresce mais, e essa beleza se torna ainda mais espetacular com a presença do povo de Deus e de toda a comunidade”.

Sobre a montagem do Natal Encantado, ele destaca a dedicação dos voluntários: “A montagem é relativamente recente, mas já tem mais de um mês que os voluntários da nossa paróquia estão trabalhando nisso. É gratificante ver tudo iluminado e bonito, e as pessoas comparecendo. A preparação é fundamental, e a exigência desse antecedente é o que dá essa beleza ao evento. É um trabalho árduo, mas as pessoas fazem isso por amor”.

O padre também enfatizou que muitos membros da equipe trabalham voluntariamente movidos pelo amor ao evento e à comunidade. “Há pessoas que participam desde a primeira das 14 edições. Mesmo agora, já começamos a pensar na 15ª edição, mas enquanto isso, vamos aproveitar esse momento,” afirmou.

Ao abordar o verdadeiro sentido do Natal, ele ressaltou a importância de manter o foco na igreja e no significado religioso: “É uma festa cheia de luz, com muita gente esperando pela presença do Papai Noel, mas é crucial lembrar o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus”.

A organização do evento estima que, só na maior estrutura de árvore de Natal, foram utilizados 1.600 metros de mangueiras de led. Já na cascata de luzes que ornamenta a fachada da Paróquia São Francisco, 23 mil lâmpadas de led, além de outras 27 mil lâmpadas que compõem as demais estruturas que ocupam a Praça São Francisco durante os dias de evento.

O Natal Encantado é um evento cristão que surgiu em Marabá, no ano de 2010, na Paróquia São Francisco de Assis. A primeira edição foi realizada pelo padre Mário José Maestri e um grupo de paroquianos voluntários. Um dos seus objetivos é o fortalecimento da instituição da família, mantendo viva a tradição natalina, além de resgatar a beleza e o espírito natalino de comunhão e fraternidade entre as pessoas. Todos os trabalhos são feitos de forma voluntária, inclusive as atrações culturais.

(Zé Dudu/Portal Debate/Berokanfm)