(Foto: Divulgação/SSP)
Oito pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Tocantins por organização criminosa na zona rural da cidade de Barra do Ouro. Segundo a denúncia feita pela Promotoria de Goiatins, os crimes teriam acontecido entre 2021 e 2023, em uma região conhecida como Gleba Tauá, onde são registrados conflitos agrários.
Os suspeitos também estão sendo denunciados por lesão corporal, incêndios e posse irregular de arma de fogo. Segundo o Ministério, eles também podem responder por corrupção de menores, já que teriam envolvido adolescentes em crimes e os colocado em uma “guarda armada” na região.
Prisão em Goaitins
No início de novembro deste ano quatro homens foram presos e dois adolescentes apreendidos na Gleba Tauá, no trecho que fica em Goiatins. Segundo o Ministério, eles fazem parte das pessoas que foram denunciadas pela promotoria nesta quinta-feira (14).
Na época foram apreendidos armas, munições e rádios comunicadores usados pelos suspeitos. Segundo a Polícia Civil, a investigação na região ocorria há cerca de um ano.
A Gleba Tauá é uma terra pública da União. O território está localizado na área da Matopiba, na qual os estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia fazem parte. Segundo o Ministério, a região é “palco de conflitos associados à grilagem de terras e desmatamento ilegal”.
Procurado, o Tribunal de Justiça para saber se a denúncia foi aceita, mas ainda não houve resposta.
G1: Tocantins