Pelo menos seis voos que chegariam em Marabá na noite madrugada deste sábado, 16, foram cancelados porque houve um acidente com vítima fatal e dois homens ficaram feridos, após a explosão de um caminhão às proximidades da cabeceira 7. O fato ocorreu três semanas após a empresa espanhola Aena Brasil assumir a gestão do Aeroporto de Marabá, no lugar da Infraero.

Assessoria de Imprensa da Aena Brasil, de São Paulo, confirmou que uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na explosão.

A mesma assessoria de Imprensa da Aena antecipou que uma equipe de peritos já foi convocada, mas não há previsão de quando termina o trabalho. A empresa espanhola também não deu prazo de quando a pista será liberada para pousos e decolagens. Todavia, no site da Aeronáutica há informação que isso deve ocorrer por volta de 9 horas da manhã deste domingo, dia 17.

A Aena informou também que o acidente ocorreu com um caminhão de uma empresa terceirizada, que estava realizando a pintura da pista naquele momento.

A Latam e a Gol, que normalmente têm voos chegando a Marabá por volta de 23 horas, vindos de Brasília, já cancelaram as viagens. O voo da Azul, de 3h20, também está cancelado.

O QUE ACONTECEU

Por volta das 20h50 deste sábado, 16, uma grande explosão foi ouvida na cabeceira 7 da pista do Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá, próximo à Rodovia Transamazônica. Moradores da redondeza ouviram a grande explosão e o fogo subindo.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, que atua dentro do aeroporto, foi chamada para atender a emergência e o fogo foi apagado com os caminhões a uma certa distância.

Houve um corre-corre grande entre os funcionários do aeroporto, que também não entendiam o que havia ocorrido. Aos poucos, as informações foram chegando.

A Aena ainda não divulgou a identidade das vítimas e nem o nome da empresa terceirizada que realizava o trabalho.

Zé Dudu