(Operação Muralha Segura faz parte também da operação “Festas Seguras”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança, que visa garantir a segurança da população paraense neste período de festas natalinas)
(Fotos: Divulgação)
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou mais uma ação preventiva nas 54 unidades prisionais nas 12 regiões do estado do Pará dentro da operação “Muralha Segura”, que iniciou no dia 14 deste mês e seguirá até o próximo dia 02 de janeiro. Desta vez, a ação foi realizada na parte da tarde em todas as 54 unidades prisionais do Estado.
O Secretário Adjunto de Gestão Operacional (Sago) da Seap, Ringo Alex Frias, que coordenou a ação realizada nas unidades penais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, informou que a operação cumpre a determinação feita pelo Secretário Marco Antônio Sirotheau Corrêa Rodrigues. “O objetivo maior é garantir uma passagem de ano mais segura, garantindo a paz social, e a ordem e disciplina nas Unidades Prisionais”, afirma Ringo.
Durante toda a tarde, foi realizarada uma revista minuciosa nas celas feita por 850 policiais penais que atuam tanto das unidades prisionais, quanto os das tropas especializadas, como o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e o Comando de Operações Penitenciárias (COPE).
A Operação Muralha Segura faz parte também da operação “Festas Seguras”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que visa garantir a segurança da população paraense neste período de festas natalinas.
- “Isso traz como consequência, já imediata, a manutenção dos protocolos de segurança, o elevado controle do nosso acesso às unidades prisionais. A questão dos três pilares de sustentação da SEAP e no que tange a questão da vigilância aproximada, o controle de pátio e os nossos protocolos. Isso traz um resultado positivo, nada até o presente momento foi encontrado. As unidades estão transcorrendo de uma maneira ordena e produtiva, trazendo um resultado a paz social e o controle efetivo dos nossos serviços penitenciais”, garantiu Ringo Alex.
O GAP posicionou operadores nas guaritas na Unidade Prisional de Segurança Máxima II (UPMAX II), portando armamento de grosso calibre. Já o COPE seguirá com rondas constantes, intra e extramuros, inclusive com o uso do carro blindado posicionado no pórtico do Complexo Penitenciário de Santa Izabel.
Ringo Alex acrescenta que o Grupo de Busca e Recaptura (GBR) está compondo o efetivo da operação “Festas Segura”, uma vez que a Seap integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (SIEDS).
O Coronel PM Odenir Margalho, da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) , informou o andamento da operação transcorreu de forma bem positiva.
- “Nós não tivemos nenhum evento de fuga no sistema penal. E agora também, com essa segunda parte final dessa operação, nós acreditamos que tudo ocorrerá de acordo com o planejado. Temos reforço nas unidades mais emblemáticas, um efetivo carcerário maior. Então nós reforçamos, além dos policiais penais da atividade rotineira de segurança, houve um reforço com as tropas especializadas, para que isso desse uma sensação de garantia maior ao cidadão”, afirmou o Coronel Margalho.
O comandante do GAP, Júlio César Néris, informou que foi empregado na missão de hoje todo o efetivo do Grupo no Complexo de Santa Izabel e em sete unidades do interior e na muralha da unidade de segurança máxima UPMAX II.
- “Todo o restante do efetivo está empregado nessa revista hoje para garantir a normalidade durante esse final de semana em uma ação preventiva. Até o momento, tudo dentro da normalidade, sem nenhum incidente, sem nenhuma ocorrência, graças a Deus, vamos trabalhar para manter dessa maneira”, finalizou.
Marcio Sousa /NSC Seap Pará