(Foto: Divulgação/Defesa Civil de Talismã)

O baixo volume de chuvas e longo período de estiagem tem afetado as lavouras e criações de animais no sul do estado. Diante dos prejuízos, o governo decretou situação de emergência em todo o estado.

O documento foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado de terça-feira (9). Assinado pelo governador Wanderlei Brabosa (PR), o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Peterson Queiroz de Ornelas.

O decreto levou em consideração a estiagem prolongada em municípios das regiões sul e sudeste. Embora o estado esteja em meio ao período chuvoso, a pouca quantidade de chuva tem prejudicado as lavouras, comprometendo a safra de grãos de 2023/2024. Além disso, muitos animais morreram por conta da seca e famílias dependentes da agricultura familiar tiveram seus rendimentos afetados.

No período em que o decreto estiver em vigor, fica autorizado a mobilização do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado do Tocantins, mediante articulação do Comando de Ações de Defesa Civil, para prestar apoio complementar aos municípios atingidos pela estiagem.

O decreto tem validade de 180 dias, contados a partir desta terça-feira (9).

G1/TO