(Foto: Ronaldo Modesto/Correio de Carajás)

Um grupo de pelo menos 30 indígenas do povo Xikrin do Cateté está interditando o trânsito na estrada “Raimundo Mascarenhas”, que liga Parauapebas ao núcleo urbano da Vale e à mina da Serra dos Carajás. O grupo atravessou troncos de árvores na pista logo cedo nesta quarta-feira (17), bloqueando totalmente a passagem à altura do Km 16, como confirmou o Correio de Carajás na ida ao local.

O repórter do portal, no entanto, não conseguiu falar diretamente com os manifestantes, uma vez que seguranças a serviço da Vale impediam as pessoas de se aproximarem do grupo. A empresa ainda não respondeu a contato questionando sobre a ocorrência.

Informalmente, o portal levantou que os indígenas fazem cobranças diretamente à Vale, relacionadas a suporte em saúde e outras carências do povo Xikrin, que tem sua área dentro da Floresta Nacional de Carajás.

O local segue interditado, com pelo menos 1 km de fila de carros em ambos os sentidos.

Procurada pela reportagem a Vale informou o seguinte: ”A Vale assegurou o abastecimento de água à casa de apoio ao indígena Xikrin em tratamento de saúde em Parauapebas (PA), mediante o fornecimento emergencial de caminhão pipa com água potável, assim que foi informada da nova demanda. A empresa reitera seu respeito às comunidades indígenas, com quem mantém diálogo constante e reforça o cumprimento integral das suas obrigações. A Vale considera legítimo o direito à manifestação, mas não pode impedir o direito das pessoas e empresas de ir e vir e desempenharem suas atividades. A empresa informa que adotará as medidas cabíveis para liberação definitiva e segura da via.”

(Correio de Carajás)