Três candidatos do Pará atingiram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os paraenses estão entre os 60 candidatos do país que atingiram o resultado máximo no exame, onde, quatro eram rede pública.
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número superou a marca da edição anterior, quando, ao todo, 18 pessoas atingiram a pontuação máxima. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (16) na Página do Participante.
Durante a coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou as pessoas que tiraram nota mil na redação e disse que o MEC está planejando uma política de reconhecimento dos jovens e professores responsáveis pelos dos textos. “É importante reconhecer e premiar os resultados da educação brasileira, principalmente [da educação] pública brasileira, pelo esforço”, defendeu.
Conforme o Inep, em 2023, a nota mínima da redação foi de 40 — a pasta da Educação desconsidera aquelas de nota zero, isso porque ao zerar essa parte da prova, o candidato feriu todos os requisitos de avaliação. Já a nota média foi de 641,6.
Confira os estados que tiveram candidatos com redações nota mil:
- – Amazonas: 1
– Bahia: 4
– Ceará: 4
– Distrito Federal: 1
– Espírito Santo: 2* (01 da rede pública)
– Goiás: 4
– Minas Gerais: 2
– Pará: 3
– Pernambuco: 2
– Piauí: 6
– Rio de Janeiro: 7* (01 da rede pública)
– Rio Grande do Norte: 6* (01 da rede pública)
– Rio Grande do Sul: 6
– Santa Catarina: 1
– São Paulo: 7
– Sergipe: 3
– Tocantins: 1* (da rede pública)
O Liberal