(Foto: Divulgação/Lua Dof)

A atriz Erika Januza brilhou durante o ensaio pré-carnaval da escola de samba Unidos do Viradouro ao usar uma roupa e coroa feita de capim dourado. A rainha de bateria tem feito homenagens a grandes mulheres brasileiras e desta vez decidiu destacar o trabalho das artesãs do povoado Mumbuca, no Jalapão.

Os artesanatos da roupa foram feitos pelas artesãs Ilana Ribeiro e Noemi Ribeiro, conhecida popularmente como Dotora. Nas redes sociais, a atriz chegou a publicar uma foto de Noemi agradecendo pela obra. E como toda rainha tem sua coroa, Erika aproveitou para completar o look com uma feita totalmente de capim dourado. O acessório faz parte do acervo cultural do estado.

O ensaio aconteceu no domingo (21), no Rio de Janeiro. Em uma publicação nas redes sociais, Erika relembrou a época em que trabalhou no Jalapão durante as gravações da novela “O Outro Lado do Paraíso” e falou sobre a importância das artesãs.

  • “Essas mulheres guerreiras são muito importantes na minha trajetória, eu as conheci na época em que eu fazia a novela “O Outro Lado do Paraíso”. Eu estive por um tempo no Quilombo do Mumbuca, onde aprendi a fazer pratos típicos, peças de capim dourado e a entender a importância do capim na vida dessas mulheres. Eu tive essa vivência como parte da preparação para a novela, mas levei a experiência para vida. Não poderia deixá-las de fora! São mulheres guerreiras, que sustentam com o capim dourado aquela comunidade e isso é passado de geração para geração entre as mulheres do quilombo”, contou a atriz

A roupa foi feita confeccionada pelo estilista Vitor Carpe e a capa usada na fantasia foi apresentada no São Paulo Fashion Week pelo estilista Luiz Cláudio Silva.

Ilana Ribeiro é diretora de projetos da Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado Mumbuca e conhece a atriz desde a época da gravação da novela no Tocantins. Segundo a artesã, Erika tinha prometido que iria apoiar e divulgar o trabalho das mulheres do Jalapão.

G1/TO