O mês de fevereiro iniciou com o inverno mais rigoroso. Com as chuvas dos últimos dias, o nível do rio Tocantins subiu pelo menos 61 centímetros, chegando a 6,80 metros nesta sexta-feira (2), em Marabá, sudeste do estado.
Há 30 anos vivendo no município, o barqueiro Regivaldo Barbosa, confirma que o nível do rio vem subindo. “Agora o rio Tocantins deu uma subida muito boa. De cinco dias pra cá, nós tivemos uma relevância muito grande, devido às águas lá de cima”, disse.
Mas essa elevação, de acordo com o diretor da Defesa Civil de Marabá Marcos Andrade é considerada normal e pode, inclusive, ter outros repiques de maior volume d’ água e que não é motivo para desespero e nem pânico.
A rigor, a Defesa Civil tem monitorado, acompanhado e cadastrou todas as famílias que moram em áreas alagadiças do município para eventual atendimento em caso de serem desabrigadas pelas cheias.
“A gente já tem o nosso plano de contingência, juntamente com todo staff da prefeitura, os órgãos parceiros, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Ministério Público Estadual para caso tenha um estado de emergência a gente já tenha onde vão ser construídos os abrigos, como vão ser a estrutura e principalmente o atendimento humanizado a essas pessoas que chegam tristes atingidas pelos rios e perdem seus móveis e eletrodomésticos”, ponderou Marcos Andrade.
Por se tratar de um assunto sazonal as cheias do rio Tocantins chamam a atenção de diversos órgãos. Em Marabá, uma equipe da Agência Nacional das Águas monitora diariamente o nível do rio.
Assim como uma equipe da Marinha do Brasil está no município fazendo o acompanhamento e monitoramento do rio Tocantins para a formatação de um mapa das águas e assim melhorar a navegação no rio. Esse trabalho deve demorar pelo menos uma semana.
DOL Carajás