No final da tarde desta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024, nossa redação recebeu diversas mensagens de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, reclamando sobre a demora no atendimento aos pacientes.

Procuramos a nova diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA24), enfermeira Jeane Delmaschio, e o novo diretor clínico da unidade, Dr. Álvaro Cortez, para entender o motivo das reclamações feitas pelos pacientes.

A diretora Jeane informou à nossa equipe que “realmente o movimento aqui na unidade hoje foi bastante intenso, mas estamos fazendo o possível para atender a população de forma humanizada”.

Já o Dr. Álvaro, que assumirá a direção clínica da unidade a partir de março, afirmou que, mesmo não sendo o responsável direto no momento, iria se inteirar do assunto para ver o que poderia ser feito.

Jeane destacou ainda que o fluxo de pacientes na unidade ultrapassou os 200, especialmente no atendimento ambulatorial. Ela afirmou que a direção clínica foi acionada para oferecer suporte, juntamente com o aumento da equipe de enfermagem, visando melhor atender à população de forma humanizada, conforme sempre foi a intenção da equipe.

Além disso, a diretora mencionou que o Dr. Álvaro foi acionado e compareceu rapidamente à unidade para fornecer suporte clínico, visando reduzir o tempo de espera. “É importante lembrar que o tempo de espera estava dentro da programação da escala de Manchester e os pacientes foram atendidos dentro do prazo adequado”, reiterou Jeane.

Roserval Ramos