Cerca de 70 pessoas participaram nesta segunda-feira (19), de um curso de boas práticas para a manipulação de alimentos, no Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa do Sudeste Paraense, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará), no município de Conceição do Araguaia. A ação tem a parceria da Prefeitura Municipal.
O curso ressalta a importância da produção segura de alimentos para o consumo. O objetivo da ação é treinar as pessoas que trabalham com a manipulação de alimentos em restaurantes, lanchonetes e nas ruas, como os vendedores ambulantes, capacitando com boas práticas de higiene e de manipulação dos alimentos.
“A importância de levar esta ação para o público é que eles se adequem às normativas e leis estabelecidas nos âmbitos federal, estadual e municipal para que haja produção de alimentos seguros, alimentos de origem, alimentos de qualidade adquirida, trazendo também protocolos sanitários para a produção desses alimentos garantindo a qualidade tanto da segurança alimentar como também da segurança dos alimentos”, explicou o palestrante do curso, o engenheiro de alimentos da Emater, Flávio Santos, que é mestre em ciências e tecnologia de alimentos e doutor em biotecnologia.
Os participantes aprenderam sobre as diretrizes de como produzir um alimento seguro dentro das especificações partindo da concepção da matéria prima, a higienização pessoal e do local de trabalho.
O vendedor de hortifrúti, Robson Emaltin, 34, é um dos 65 participantes do curso. “O curso foi muito bom, pude me qualificar e assim como eu, a maioria aqui é micro e pequeno empreendedor, está sendo uma ótima oportunidade. Eu agradeço a Emater e todos que organizaram o curso”, disse Robson Emaltin.
A intenção é capacitar 100% do público que trabalha com alimento no município, para isso ocorrerão outros eventos. “A cidade de Conceição do Araguaia é uma cidade turística, em julho com o veraneio, o município atrai muitos turistas, por isso o evento vem para capacitar os trabalhadores que vivem da manipulação de alimentos e melhorar a qualidade do alimento que é produzido e comercializado, garantindo higiene e segurança alimentar”, contou o administrador do Centro Treinamento da Emater, Leandro Silva.
- “Esta é a primeira ação depois da inauguração do Centro Tecnológico, estamos com muita expectativa em relação às ações que terão aqui para beneficiar a comunidade do município de Conceição do Araguaia”, frisou.
Sarah Mendes – Ascom/Emater