(Foto: Divulgação)

Mais um trecho de estrada ficou intransitável nesta quarta-feira (21) após as constantes chuvas. Em Tocantínia, as aulas do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Wara (Cemix) foram suspensas por uma semana após um rio subir o nível e invadir a estrada entre a escola e a aldeia Brejo Comprido. Um ônibus que levava alunos para casa ficou preso na enchente.

De acordo com o diretor do Cemix Armando Xerente, por volta das 11h desta quarta-feira (21) as turmas foram avisadas que o nível de um córrego que fica na região estava subindo muito rápido.

Imediatamente, a diretoria liberou os alunos para voltarem para casa e quando estavam no ônibus escolar, foram surpreendidos pela enxurrada que atravessava a estrada. Um dos veículos tentou passar pela enchente, mas acabou ficando preso.

  • “Já encaminhamos os documentos para a superintendência de Miracema para que possamos resgauardar o aluno. Não tem condições que o aluno chegue com esse tanto de chuva, caindo tanta água”, explicou o diretor.

Armando Xerente ainda comentou o que aconteceu com os ônibus de transporte escolar. “Um conseguiu sair do Cemix se descolando para suas casas e outro infelizmente ficou no meio da estrada, onde a água já tinha tomado de conta de algumas vias ligadas do Cemix ao Brejo Comprido. Então o Cemix infelizmente não vai ter aulas esses dias”, lamentou o diretor.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que a previsão para retomar as atividades na unidade será na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro. Mas isso vai depender se o nível do rio reduzir o nível e que as condições sejam seguras para os alunos.

Além disso, a pasta ressaltou que a reposição das aulas será discutida pela equipe pedagógica da Superintendência Regional de Educação de Miracema em conjunto com os membros da comunidade escolar. O plano de reposição será elaborado e entregue até sexta-feira (23).

O Tocantins segue sob alerta de chuvas intensas pelo menos até esta quinta-feira (22). Segundo o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados até 100 milímetros de chuva e ventos intensos nas próximas horas.

Um alerta ativo tem nível laranja e vale para quase todo o estado, com exceção de parte do Bico do Papagaio, onde o aviso está no nível amarelo.

Veja nota da Seduc na íntegra:

  • A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que as atividades no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Wara, localizado em Tocantínia, ficarão suspensas por uma semana, conforme decisão tomada visando garantir o bem-estar dos estudantes. O retorno das atividades está previsto para a próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, sujeita à diminuição do nível do córrego e condições seguras para a chegada dos estudantes à escola.
  • A Seduc ressalta que durante esse período de suspensão, a reposição das aulas será discutida pela equipe pedagógica da Superintendência Regional de Educação de Miracema em conjunto com os membros da comunidade escolar. O plano de reposição será elaborado e entregue até sexta-feira, garantindo que os estudantes não sejam prejudicados em seu processo de aprendizagem.
  • A Seduc reitera seu compromisso com a educação e o bem-estar dos estudantes, mantendo-se atenta à evolução da situação e pronta para tomar as medidas adequadas visando garantir o retorno seguro e eficiente das atividades escolares.

G1/TO