Os casos de dengue no Pará aumentaram 91,9% em apenas nove dias. É o que apontam dados comparados dos dois últimos balanços de casos da doença enviados, por meio de nota, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) à redação integrada de O Liberal. O balanço anterior apontava que, de janeiro a 20 de fevereiro de 2024, eram 1.016 casos da doença no Estado. A nova contagem, que foi até o dia primeiro de março, chegou ao número de 1.950 casos. São 934 novas confirmações de dengue.
A Sespa informa, ainda, que o município com o maior número de casos no Pará, na atualidade, é Monte Alegre, na região Oeste do Pará, com 401 confirmados. A nota também esclarece que o número de mortes pela doença este ano não mudou, permanece o registro de apenas um óbito no Pará, desde janeiro.
Ainda fazendo análise comparativa, o número atual de casos de dengue no Estado já representa 43,4% do total de casos registrados no ano passado, que fechou em 4.485 registros. No ano de 2022 foram 4.620 diagnósticos da doença no Pará.
De acordo com a Sespa, o aumento de casos se deve ao impacto das mudanças climáticas, com inverno amazônico intercalado com o calor, favorecendo ao aumento do número de criadouros do aedes e, consequentemente, aumento da densidade do mosquito. “Desta forma é fundamental que seja reforçada a importância de garantir a redução ao máximo da presença de criadouros e medidas de proteção individual, como o uso de repelentes”, adverte a Sespa.
(Com O Liberal)