(A data marca o início da Semana Santa; Arquidiocese de Belém também divulgou programação que inclui missas fora da Região Metropolitana de Belém)
(Foto: Ivan Duarte / O Liberal / Arquivo)
Cristãos de Belém se preparam para celebrar a Semana Santa, que tem início em 24 de março, com o Domingo de Ramos. Na Arquidiocese de Belém haverá a bênção dos Ramos, seguida de procissão e Santa Missa nas 104 paróquias, presidida pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada uma.
Na Catedral Metropolitana, conhecida também como Igreja da Sé, a programação começa às 8h30, com bênção dos Ramos e procissão, saindo da Igreja Santo Alexandre para Catedral Metropolitana, onde será presidida a Santa Missa pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Além das programações nas paróquias, haverá missas na área missionária São João Bosco, no bairro da Sacramenta, às 7h30; na comunidade Santo Expedito – Acampamento, em Ananindeua, às 18h30, e na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Ilha do Maracujá, em Acará, no nordeste paraense, às 8h. As duas primeiras citadas serão presididas pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém Dom Antônio de Assis Ribeiro e a última pelo Dom Paulo Andreolli.
Entenda o significado do Domingo de Ramos
A Semana Santa inicia no Domingo de Ramos, em memória à entrada de Jesus em Jerusalém para sofrer a Paixão, montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que o acolhia com seus ramos de oliveiras e palmeiras como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Os ramos significam o reconhecimento de Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus, e que o povo está disposto a segui-lo.
Coleta da solidariedade da campanha da fraternidade 2024
Também no Domingo de Ramos é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, ação da Igreja Católica do Brasil, em virtude do encerramento da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”; e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).
Como gesto concreto, os recursos arrecadados na coleta são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha. Do total da arrecadação, 60% ficarão para ações de caridades da Arquidiocese, que este ano será destinado para a Pastoral do Surdo, com mais de 20 anos de existência e atuação na Igreja Católica em Belém. Já os 40% serão para o Fundo Nacional da Solidariedade, para uso de campanhas sociais no Brasil, conforme direcionamento da Coordenação de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com informações da Arquidiocese de Belém/ORM.
- (A Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Rio Maria, sul do Pará, ainda não divulgou a programação do Domingo de Ramos e da semana santa.)