(Os estudantes apontaram a precarização das instalações das unidades escolares e a baixa qualidade da merenda escolar como principais motivos de insatisfação)

(Foto: Reprodução)

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — Na manhã desta terça-feira (26), alunos das Escolas Estaduais de Ensino Médio Geraldo Veloso, Liberdade e Acy Barros se reuniram em frente à 4ª Diretoria Regional de Educação (DRE), localizada na Praça São Francisco, Núcleo Cidade Nova, em Marabá, no sudeste do Pará, para protestar contra o descaso na educação pública estadual.

Os estudantes apontaram a precarização das instalações das unidades escolares, falta de profissionais e um quadro de baixa qualidade da merenda escolar como principais motivos de insatisfação. A iniciativa do protesto partiu dos próprios alunos, que não frequentaram as aulas durante a manhã.

Durante a manifestação, os alunos gritaram palavras de ordem e exibiram cartazes, expressando suas reivindicações de forma pacífica. Uma comissão formada por representantes das três escolas foi recebida pelo diretor regional de Educação, Magno Barros, que se comprometeu a encaminhar as demandas apresentadas pelos estudantes.

Magno Barros informou que não há falta de professores nas escolas públicas estaduais e que o protesto dos estudantes se limitou à infraestrutura e alimentação escolar.

Questionado sobre as providências adotadas para mitigar essas questões, o diretor informou que fará um trabalho em cada uma das escolas somente na próxima semana. Ele não detalhou que tipo de trabalho será feito.

Procurada, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não posicionou acerca das demandas dos estudantes em Marabá.

(Portal Debate)