(Fotos: CJP Arquidiocesana)

A Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero (EFP), da Arquidiocese de Santarém, oeste do Pará, está com inscrições abertas até o próximo domingo (31) para suas turmas da zona urbana do município. Neste ano, a escola contará com cinco turmas, sendo duas no Lago Grande (Paróquia N. Sra. de Nazaré), uma na comunidade Jacamim (Paróquia São Paulo Apóstolo) e duas na zona urbana, abrangendo todas as 5 cinco regiões da cidade.

A Comissão Justiça e Paz (CJP) realizou desde janeiro deste ano, diversas articulações com organismos da Igreja Particular para chegar ao estágio em que a escola se encontra, e os parceiros estão sendo de grande importância para todo o processo de implantação das cinco turmas da escola na Arquidiocese de Santarém.

“Estamos muito felizes em poder oferecer estas cinco turmas, que vão permitir um alcance ainda maior dentro de nossa Arquidiocese, promovendo a formação e a conscientização sobre temas importantes para nossa comunidade cristã”, disse o coordenador arquidiocesano da Comissão Justiça e Paz (CJP), Marcelo Santos.

Formulário de inscrição disponível AQUI

Para o coordenador da Escola de Fé e Política, Thiago Rocha, a instituição está em total sintonia com o Plano Arquidiocesano de Pastoral, especialmente dentro da prioridade “Defesa da Vida e dos Povos da Amazônia”. Segundo ele, a escola busca formar cidadãos comprometidos com a Justiça Social e o Bem Comum.

Outro que se mostra bastante entusiasmado com a escola é o padre Luiz Carlos Fernandes (Carlinho), coordenador da Pastoral Social, que destacou a importância da Escola para a Arquidiocese e fez um apelo às paróquias. “Pedimos que as paróquias incentivem a inscrição de seus fiéis, pois a formação oferecida pela Escola é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.

As inscrições para a turmas da zona urbana são feitas a nível de Região Pastoral e cada uma das 5 regiões da cidade tem direito a 16 vagas. A aula inaugural está marcada para o dia 19 de abril, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa de Fátima, bairro Fátima.

“Os detalhes de como proceder com a inscrição e o link para o formulário de inscrições foram descritos na carta enviada às regiões e paróquias. Se você tem interesse em se inscrever, pedimos que procure a coordenação de pastoral da sua paróquia ou a sua respectiva secretaria para maiores informações”, destacou Marcelo Santos.

No Lago Grande, as inscrições estão sendo feitas por meio da equipe local que ficou responsável, ao comando das Irmãs Maria Helena e Margaret Norser, Franciscanas de Allegany. As duas turmas do Lago Grande vão funcionar paralelamente e têm início marcado para o dia 24 de maio.

Na comunidade Jacamim, na rodovia Santarém-Curuá-Una, as inscrições ainda vão começar, e está a cargo da Paróquia São Paulo Apóstolo animar seus paroquianos para participarem da formação. A previsão de início das aulas nesta paróquia é para o dia 27 de abril.

A Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero é uma iniciativa da CJP da Arquidiocese de Santarém, em parceria com: CPT, CPP, Pastoral Social, Coordenação de Pastoral, Pastoral Urbana e CRB Núcleo Santarém, que visa promover a formação política e social à luz da fé cristã.

G1/Santarém