(Levantamento mostra que mudança do cenário político foi o principal fator na redução da violência contra os profissionais de imprensa)

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou um levantamento que mostra uma redução dos ataques aos jornalistas em 2023.

O levantamento, que traz dados e análises sobre a liberdade de imprensa no Brasil, mostrou que no país 330 jornalistas foram vítimas de ataques, número 40,7% menor do que o ano anterior, quando em 2022 foram registrados 557 casos.

Os principais ataques de 2023 estão relacionados aos atos de 8 de janeiro, quando jornalistas sofreram agressões físicas, sofreram intimidações, foram perseguidos, ameaçados de morte e tiveram equipamentos danificados.

Além disso, narrativas de políticos, independente de posicionamento ideológico, também alimentam percepções de uma mídia hostil que desfavorece grupos políticos aos quais pertencem, gerando situações paradoxais e estigmatizando a imprensa como ‘defensora de lados’.

Violência física e psicológica

O mapeamento da Abraji também apontou diversos casos de violência física e psicológica contra os profissionais de imprensa em 2023.

38,2% dos casos registrados foram considerados episódios de violência grave;

47,2% dos profissionais relatam ofensas verbais e casos de campanhas de descredibilização de jornalistas, meios de comunicação e da empresa com questões sociais e questões mais amplas;

55,7% dos casos registrados apontam como agressores agentes do Estado, como funcionários públicos ou agentes políticos em mandato;

52,1% dos ataques tiveram origem ou repercussão na internet;

Um dos principais fatores que levaram a queda das agressões contra os profissionais de imprensa está a mudança do cenário político.

Sbt News