O nível do Rio Parauapebas atingiu 10,9 metros na medição realizada nesta quarta-feira (27). A Defesa Civil emitiu alerta laranja para os riscos de inundações na cidade. Os bairros Primavera e Liberdade I são os mais impactados.

O coordenador adjunto da Defesa Civil, Ediel Júnior, diz ao Correio de Carajás que os moradores das áreas ribeirinhas devem ficar atentas com o período de cheia. E, destacou que seis famílias do bairro Primavera I tiveram que sair de casa para evitar ficarem dentro da água.

Na medição realizada na terça-feira (26), o nível do rio marcou 10,1, e nesta quarta, atingiu 10,9 metros. Ediel Júnior explicou que o nível normal do Rio Parauapebas é de cinco a sete metros.

Naraelsa da Luz Silva tem um estabelecimento às margens do Rio Parauapebas, no bairro Liberdade I. Acostumada com as cheias do rio, ela confidenciou que guarda os utensílios e mantimentos que usa para cozinhar na parte de cima do armário. “Para evitar prejuízos eu não deixo nada na parte de baixo, pois no ano passado a água subiu um metro e meio”, relembra.

Levi Pereira gosta de pescar por esporte, mas nesta quarta-feira voltou sem peixes para casa. Ele afirma que esse período prejudica a pescaria. “Há 15 dias a gente vê que a água do rio está subindo, e todo ano, no final da Semana Santa, o rio estabiliza e depois começa a encher novamente”, explica.

O site Climatempo prevê “pancadas de chuva” à tarde e à noite em Parauapebas.

(Theíza Cristhine/Correio do Carajás)