(Foto: Reprodução)

O rio Itacaiúnas começou a desabrigar as primeiras famílias, nesta segunda-feira (1º), em Marabá, sudeste do estado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade, o rio Itacaiúnas chegou nesta segunda-feira a 11,76 metros. Com isso, oito famílias tiveram que deixar as suas residências.

“Essas famílias foram impactadas pela cheia dos rios. E a Defesa Civil vai continuar monitorando, olhando, visitando essas áreas inundadas para poder dar uma resposta para comunidade”, disse.

RIO TOCANTINS

Já o nível do rio Tocantins estava na manhã desta segunda-feira (1º), marcando 8,94, ou seja, um aumento de quatro centímetros nas últimas 24 horas. Qualquer emergência a Defesa Civil disponibilizou o numero: (94) 99173-7173.

Em 2023, 993 famílias foram afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Os moradores foram encaminhados para abrigos montados pela prefeitura, ou optaram por casas alugadas, residências de familiares e amigos. O Rio Tocantins chegou a 12 metros acima do nível normal e o Itacaiúnas atingiu 13,26 metros.

“Em 2022, durante o levantamento cadastral encontramos uma população de 4.396 famílias, em 2023 encontramos uma população de 6.003 famílias e agora 2024 encontramos uma população de 6.860 famílias. Portanto, nós estamos em constante evolução, visitando as pessoas que não encontramos em anos anteriores e para que? Para dar um atendimento de qualidade às pessoas”, destaca Marcos Andrade.

DOL Carajás