(Programa teve como principal objetivo oferecer formação continuada aos professores indígenas, capacitando-os em diversas áreas pedagógicas essenciais.)

(Foto: Comunicação Ufopa / Divulgação)

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta quarta-feira (3), a cerimônia de encerramento da primeira etapa do programa “Ação Saberes Indígenas na Escola: Processos educativos interculturais na formação docente indígena continuada”. O evento está marcado para iniciar às 15h no auditório da Unidade Tapajós do Campus Santarém, no bairro Salé.

Durante a cerimônia, serão entregues os certificados aos professores cursistas dos três Territórios Etnoeducacionais abrangidos pela Ufopa: Tapajós-Arapiuns (Santarém), Munduruku (Itaituba) e Ixamná (Oriximiná). Ao todo, 180 professores indígenas de 71 escolas participaram da formação pedagógica.

Segundo a Ufopa, intensas atividades educativas e formativas foram coordenadas pelo Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII). O programa teve como principal objetivo oferecer formação continuada aos professores indígenas, capacitando-os em diversas áreas pedagógicas essenciais.

Dividido em vários eixos, o programa abordou desde “Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua” até “História e geografia dos povos indígenas” e “Etnomatemática”. Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Oriximiná, Santarém e Itaituba, foram realizadas formações pedagógicas adaptadas às realidades locais, alcançando um amplo espectro de professores em diferentes territórios etnoeducacionais.

Os números refletem o impacto abrangente do programa: 65 professores e 41 escolas atendidas no Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns (Santarém); 54 professores e 11 escolas atendidas no Território Etnoeducacional Munduruku (Itaituba); e 61 professores e 19 escolas atendidas no Território Etnoeducacional Ixamná (Oriximiná).

Essa abordagem holística não apenas fortaleceu os laços entre universidades e escolas indígenas, mas também reforçou a importância da educação escolar indígena em toda a área de atuação da Ufopa.

“A Ação Saberes Indígenas na Escola” insere no eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas, do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, demonstrando o compromisso do governo em promover a diversidade cultural e linguística na educação.

Sob a regulamentação do Ministério da Educação, esse programa visa não apenas capacitar professores, mas também desenvolver materiais didáticos e paradidáticos adequados às realidades das comunidades indígenas.

G1/Santarém