Na tarde de terça-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 35 m³ de carvão sendo transportados ilegalmente, durante uma fiscalização no quilômetro 200 da BR-222, em Bom Jesus do Tocantins, região sudeste do Pará.

Por volta das 16h30, a equipe em fiscalização de veículos de carga abordou um caminhão Volkswagen/24.280 transportando carvão. Durante o procedimento de fiscalização foi constatado que a rota seguida pelo condutor não era a mesma que estava declarada na Guia Florestal (GF).

Diante do exposto, a carga foi apreendida e ficou à disposição do órgão ambiental competente e o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado, em tese, por crime ambiental.

Perante o aumento da prática criminosa de transporte irregular de produtos florestais provenientes de desmatamentos ilegais, a PRF vem intensificando ações de fiscalização e combatendo eficazmente os crimes ambientais, assegurando a preservação do meio ambiente e a aplicação efetiva da legislação vigente. 

(Agência PRF)