(Cleide Moraes, a eterna Rainha da Saudade-Foto)

A música brega paraense agora tem um dia para celebrar. Em homenagem à cantora Cleide Moraes, a eterna Rainha da Saudade, o governador Helder Barbalho sancionou nesta sexta-feira, 12, a lei que determina o dia 26 de julho como o Dia Estadual da Música Brega, homenagem para relembrar a memória da cantora Cleide Moraes. A artista morreu em um trágico acidente de carro em julho de 2000 quando voltava de um show na ilha de Mosqueiro.

A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa do Pará e foi proposta pela ex-deputada estadual Dilvanda Faro. A criação da data comemorativa tem por finalidade contribuir para a afirmação da cidadania e de valorização da identidade cultural dos paraenses, “observando que a música Brega, enquanto estilo musical, se tornou popular nas regiões Norte e Nordeste, e notadamente no Pará”.

Dilvanda Faro, que hoje é deputada federal pelo PT, lembra ainda, em sua justificativa, que o Brega é uma forma de expressão artística da cultura local, que integra o patrimônio cultural paraense, e é oficialmente reconhecido como tal pela Lei Estadual n° 9.310, de 15 de setembro de 2021. “É deveras louvável que se estabeleça uma data comemorativa para um movimento artístico de notável importância para a constituição da cultura e identidade paraense e tão presente no cotidiano da população”, diz o texto do projeto de lei.

“A data foi escolhida em homenagem à cantora Cleide Moraes, aclamada como ‘Rainha da Saudade’ pelo público, que morreu em uma tragédia de trânsito no dia 26 de julho. Em sua memória, o projeto homenageia, ainda, as mulheres que cantam na noite e os demais profissionais que trabalham fomentando a música paraense. Durante sua carreira, Cleide Moraes cantava músicas românticas, como boleros e bregas marcantes”, diz Dilvanda Faro.

Diario do Pará