(Na ausência de uma solução de financiamento, a Horizonte deve agora considerar opções alternativas, que incluem venda do projeto)

A Horizonte Minerals anuncia que, após um período de discussões para reestruturar a dívida do grupo em conjunto com a busca de uma solução totalmente financiada para seu Projeto Araguaia Níquel, e envolvendo ativamente investidores existentes e novos potenciais, a empresa não conseguiu garantir interesse no financiamento total necessário para concluir o projeto ou em um grupo que adquirisse o projeto. Na ausência de uma solução de financiamento, a Horizonte deve agora considerar opções alternativas para suas subsidiárias no interesse dos seus credores garantidos, que podem incluir a obtenção de financiamento a nível da subsidiária, a venda do projeto enquanto estiver em cuidados e manutenção, a liquidação dos ativos do projeto, ou outras opções disponíveis sob as leis brasileiras. A empresa não acredita, entretanto, que qualquer uma dessas opções possa recuperar qualquer valor para os acionistas da companhia.

Desde o final de novembro de 2023, a nova equipe de gestão estabilizou o negócio e realizou uma auditoria abrangente do custo de conclusão e do plano de negócios para avaliar criticamente a viabilidade atual da iniciativa.

“Os resultados da auditoria demonstraram os fundamentos do projeto Araguaia como um ativo robusto de custo operacional do primeiro quartil, mas também destacaram um aumento significativo do custo para conclusão em comparação com estimativas anteriores. Após um extenso envolvimento e roadshow global, onde mais de 150 partes, incluindo mais de 39 que celebraram acordos de confidencialidade, foram abordadas tanto em dívida como em capital, mas a empresa não conseguiu garantir o financiamento total necessário para concluir o projeto neste momento. A maioria dos investidores que realizaram due diligence detalhada no projeto, após assinarem NDAs, citaram o ambiente desfavorável do mercado de níquel como a razão para se recusarem a prosseguir com a oportunidade,” informa a Horizonte Minerals.

A companhia acrescenta que, apesar das perspectivas de longo prazo para o níquel serem fortes, o sentimento dos investidores diminuiu, devido aos baixos preços spot e pelas incertezas de curto prazo, que incluem o excedente de oferta da Indonésia e a consequente mudança descendente na curva de custos, os riscos para a procura global de níquel e a dinâmica do mercado dos produtos de níquel Classe I e Classe II.

“As discussões com credores garantidos e investidores potenciais existentes e novos sobre cenários alternativos continuarão a ser realizadas com vistas a uma potencial solução de reestruturação para tentar alcançar algum valor de recuperação para os nossos credores. Estas incluem a obtenção de financiamento no nível subsidiário, ou a alienação do projeto enquanto estiver em cuidados e manutenção, mantendo assim a perspectiva do projeto em continuidade, a liquidação dos ativos do projeto, ou a consideração de outras opções disponíveis sob as leis brasileiras para tentar alcançar a melhor recuperação possível para os credores da companhia, minimizando possíveis responsabilidades. Em 10 de abril de 2024, a companhia possuía saldo de caixa de US$ 16,2 milhões (excluindo caixa que está segregado para o desenvolvimento do Projeto Vermelho). Além disso, dada a falta de cenários mais favoráveis ​​para lidar com as responsabilidades da companhia, o Conselho está continuamente revendo as opções junto com seus consultores profissionais.

Karim Nasr, CEO interino da Horizonte, comentou: “O Conselho e a administração estão extremamente decepcionados com os resultados do nosso esforço para atrair financiamento para a empresa. Embora tenhamos recebido elogios pela qualidade do projeto e pelo trabalho abrangente desenvolvido pela equipe da empresa, e pela atitude de apoio dos credores da empresa e dos acionistas da Cornerstone, a falta de perspectivas de recuperação do mercado de Ferro-Níquel considerando a dinâmica de fornecimento da Indonésia impediram a confiança dos investidores em projetos em fase inicial com elevada intensidade de capital, incluindo Horizonte. Lamentamos o impacto que este resultado terá sobre as nossas muitas partes interessadas. Quero agradecer a todos os envolvidos, especialmente à equipe Horizonte, por seus esforços durante este período tão desafiador.”

Procurado, o prefeito de Conceição do Araguaia, município paraense no qual o projeto de níquel Araguaia seria implantado, confirmou a paralisação total, comunicada ao seu governo em reunião realizada na última semana com representantes da Horizonte Minerals.

Fonte: Blog Do Zé Dudu