(Mais de 400 famílias estão ilhadas, outras já conseguiram deixar as suas casas e foram para casa de familiares ou abrigo)

(Fotos: Divulgação)

A Defesa Civil de Marabá, sudeste do estado, continua os atendimentos às famílias que estão sendo atingidas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Até esta segunda-feira (15), mais de 500 famílias já haviam sido impactadas.

De acordo com o órgão, até o momento 416 famílias estão ilhadas (com água na porta e nos fundos das residências); 102 desalojadas e que foram remanejadas para casa de amigos, parentes ou imóveis alugados, enquanto que outras cinco estão em um abrigo público na Avenida Sororó.

O nível do rio Tocantins chegou a 10 metros acima do nível normal e a qualquer momento o município pode decretar situação de emergência. “A gente já tem várias famílias atingidas, principalmente pelo rio Itacaiúnas. Estamos com 102 famílias atendidas. No final de semana, sábado e domingo, fizemos 18 mudanças dentro do Núcleo Cidade Nova. Praticamente quase todas para casas de parentes, amigos ou aluguel”, explicou Marcos Andrade, coordenador Defesa Civil.

Os trabalhos da Defesa Civil consistem, neste momento, no monitoramento do nível dos rios que chegou à situação de alerta total. Além da Folha 14, na Nova Marabá, famílias no bairro Independência também foram atingidas com a elevação no nível dos rios.

“Praticamente temos o bairro Del Cobra e um pouco ali da rua São Pedro e Rua Pará, no bairro Santa Rosa já com água, mas graças a Deus a água está seguindo seu fluxo normal e a previsão é que nas próximas 48 horas haja um recuo no nível do rio”, informou Marco Andrade.

DOL Carajás