(Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins)

Após quase cinco anos de obras, está prevista para o dia 14 de junho deste ano a entrega da ponte sob o Rio Tocantins, em Porto Nacional, na região central do estado. O anúncio aconteceu durante visita do governador do Governador do Tocantins.

A ponte utilizada anteriormente, construída nos anos 1970 para o trecho da TO-255, foi condenada no ano de 2013 por problemas estruturais e oferecer riscos a motoristas e pedestres. Em 2019, a ponte antiga chegou a ficar quatro meses interditada, mas foi liberada para motos e pedestres. Caminhões e outros veículos de grande porte devem fazer a travessia por balsa.

Em 2015, houve a contratação de empresa para a construção de uma nova ponte. Inclusive, a contratação foi alvo de investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO). As obras só começaram em setembro de 2019. Em janeiro de 2023 o governo prorrogou o prazo de entrega e a previsão seria julho deste ano.

O custo da obra deve ser de R$ 149 milhões. A nova ponte tem 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de estrutura em concreto e 400 metros de aterro.

G1/TO