Moradores do setor Portal da Serra em Guaraí estão intrigados com um pé de pequi que produz frutos em pleno mês de abril. Conforme relatos, a árvore, em meio a uma lavoura de milho, vem sendo visitada diariamente por curiosos e apreciadores da iguaria e não seria a única a produzir fora de época na área.
Não é possível determinar o que leva os pequizeiros a produzirem frutos fora de época, já que a safra na região costuma ocorrer entre os meses de outubro e janeiro. Uma das hipóteses é que a adubação da lavoura, onde também costuma ser plantado soja, pode estar contribuindo para a produtividade extra e anormal.
Vale ressaltar que o pequizeiro é adaptado aos solos pobres em nutrientes e ácidos do Cerrado. Contudo, mesmo considerando tal tolerância, a espécie pode registrar crescimento e produção responsiva, dependendo da adubação, mas normalmente nas fases iniciais, não sendo comum no caso de plantas adultas.
Apesar de já existirem manejos de algumas variedades adaptadas para produção em larga escala, resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos 30 anos, a grande maioria do pequi consumido no Tocantins é obtida por meio da coleta extrativista dos frutos na natureza, onde a espécie é nativa.
Guaraí noticias
Pode ser uma imagem de silo, ferrovia e estrada
Ver insights
Alcance de 0 publicações
Curtir

 

Comentar
Compartilhar