(Segundo a SES, o total de atendimentos médicos relacionados ao caso chegou a 23 pessoas. Dessas, 20 receberam alta. Frigorífico disse que mantém uma enfermeira e médica de plantão no hospital para as vítimas.)

(Foto: Divulgação/ CBMTO)

Três funcionários que foram intoxicados pelo vazamento de amônia em um frigorífico de Paraíso do Tocantins estão internados no Hospital Regional do município. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) o total de atendimentos médicos relacionados ao caso chegou a 23 pessoas. Dessas, 20 receberam alta.

O vazamento aconteceu na manhã de quarta-feira (24). O frigorífico Plena informou que o vazamento de um “gás de refrigeração” foi controlado em cerca de 20 minutos e todos os funcionários passam bem, sendo 15 em observação no hospital. Também afirmou que a produção foi interrompida durante a manhã e seria retomada à tarde. (Veja nota completa abaixo)

Sobre as vítimas que estão internadas, a empresa disse que mantém uma enfermeira de plantão no hospital, e uma médica acompanhando duas pessoas que estão em observação. Conforme a assessoria do frigorífico, as pacientes passam bem.

Ao g1, uma das vítimas que precisou de internação após inalar amônia disse que desmaiou e precisou ser socorrida pelos colegas de trabalho.

“Eu achei que era treinamento na hora do vazamento e acabei ficando pra trás enquanto todos corriam. Quando subi a escada da saída, já tinha inalado muita amônia e acabei ficando sem força e com visão escura e desmaiei”, relembra.

A trabalhadora, que preferiu não se identificar, relata estar tendo dificuldades para respirar, embora seu quadro clínico não seja considerado grave. “Estou sendo medicada e tendo tratamento”, afirma.

Vazamento de amônia

Os bombeiros foram chamados por volta de 8h30 e foi relatado que algumas pessoas estavam inconscientes. Alguns trabalhadores também relataram ansiedade por conta da sensação de formigamento na pele.

Após a chegada ao local, a equipe dos bombeiros foi informada de que o vazamento foi controlado pela empresa. Durante o atendimento dos socorristas não foi encontrado ninguém inconsciente.

Conforme os bombeiros, o vazamento aconteceu numa bomba centrífuga de NH3, usada para refrigeração. Um dos funcionários contou aos militares que uma válvula de pressão havia rompido depois de uma queda de energia e ao voltar teria provocado a pressão na tubulação, fazendo a válvula romper.

A empresa foi orientada pelos bombeiros à fazer o usos de exaustor para renovaçao do ar no ambiente, para que no decorrer do dia o local voltasse a sua normalidade. Não houve vítimas graves e a situação no local foi normalizada.

As causas do vazamento ainda estão sendo apuradas.

O que diz o frigorífico

A empresa informa que, hoje, por volta das 8h, foi identificado um vazamento de gás de refrigeração na unidade em Paraíso do Tocantins (TO). Imediatamente a equipe de segurança do trabalho prestou os primeiros atendimentos, acionou o Corpo de Bombeiros e controlou o vazamento em aproximadamente 20 minutos.

Cerca de 15 pessoas foram atendidas e passam bem. Elas foram encaminhadas a um hospital da cidade para ficarem em observação.

Por questões de segurança e cuidado com as pessoas, a produção foi interrompida na unidade. A retomada da produção já foi liberada pelo Corpo de Bombeiros e será feita no período da tarde.

G1/TO