O montante que deve ser repassado também deve contemplar investimentos em obras de infraestrutura, mobilidade urbana, habitação e meio ambiente
Como parte dos investimentos preparatórios à COP-30, a conferência mundial do clima que acontecerá em 2025, em Belém, a capital paraense receberá recursos no montante dos R$ 300 milhões para aquisição de ônibus a diesel e elétricos para a frota do transporte urbano municipal, além de obras de infraestrutura, mobilidade urbana, habitação e meio ambiente. Para articular o repasse desses valores, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, teve uma audiência privada com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, na última segunda-feira (6).
Em seguida, ele dialogou com a Secretaria do Tesouro Nacional sobre esses financiamentos. As reuniões ocorreram logo após a solenidade, no Palácio do Planalto, para a assinatura de dois convênios de cooperação técnica e financeira com a Itaipu Binacional, de R$ 350 milhões, para importantes obras em Belém.
Na audiência privada com o presidente da República, Edmilson detalhou a importância do repasse da Itaipu Binacional. “A reunião com o presidente foi importante porque ele nos perguntou sobre os projetos da COP-30 e nós mostramos que estamos correspondendo à altura, com cronograma de licitação e de obras adiantadas”, destacou o prefeito.
Outra parte do recurso do convênio com a Itaipu Binacional vai atender ao projeto de gestão de resíduos sólidos, educação ambiental e inovação em bioeconomia, fruto da parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI-BR). Esse projeto inclui a reforma do antigo prédio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na Praça das Mercês, onde funcionará um Centro de Bioeconomia.
O prefeito de Belém também falou ao presidente Lula sobre novas frentes de obras já abertas com recursos próprios e em parceria com o governo federal, como a urbanização e a macrodrenagem das bacias do Mata-Fome e da Estrada Nova – sendo o segundo em fase de conclusão – além da drenagem e da pavimentação de vias no centro e nas periferias. “Com isso, preparamos a cidade para recepcionar a COP-30 em 2025 e deixamos um legado para o povo de Belém”.
O Liberal