(A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará e sancionada pelo governador Helder Barbalho. Para o prefeito João Cleber e o deputado Torrinho, filhos de Francisco Torres, a homenagem e memória são um presente inestimável para um pioneiro)
(Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)
O governador Helder Barbalho sancionou a lei estadual 10.513/2024 e agora a ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, se chama Francisco Torres de Paula. A proposta nasceu na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e homenageia um dos pioneiros do município, pai do prefeito João Cleber e do deputado Torrinho.
A estrutura vai integrar a sede do município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)