(Foto: Agência Pará)
Fiscais estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam na terça-feira (8) 6 mil caixas de óleo de soja, totalizando 54 mil frascos, avaliadas em R$ 660 mil. Apreensão das mercadorias aconteceu na unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós, na Região de Integração do Baixo Amazonas em Santarém, oeste do Pará.
Segundo relatos do coordenador da unidade do Tapajós, Maycon Freitas, a ação ocorreu durante uma fiscalização rotineira no município de Santarém. Uma balsa carregada com mercadorias em direção a Manaus, capital do Amazonas foi abordada pela equipe de fiscais.
Durante a inspeção as três carretas baú que acompanhavam a balsa estavam sem a devida documentação fiscal, essencial para legitimar o transporte.
Diante da ausência dos documentos fiscais necessários, foi emitido um termo de embargo à fiscalização. Contudo, posteriormente, o responsável pela embarcação apresentou as notas fiscais das mercadorias, emitidas apenas após o início da diligência fiscal.
Essa sequência de eventos levou à lavratura de um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 294.271,16, correspondente a impostos e multa.
G1/PA